Seguidores

terça-feira, 20 de novembro de 2012

OUso das mídias no cotiano escolar



O ambiente de aprendizagem que a escola oferece hoje, ainda não tem acompanhado as mudanças do mundo moderno, em que as transformações se dão numa velocidade espantosa: a informação de ontem pode, hoje, já estar defasada. É preciso, portanto, criar um ambiente que não só facilite o acesso dos alunos a essas informações, como também os capacite a buscar com autonomia, a partir de suas reais necessidades, o conhecimento para acompanhar essa evolução.

A utilização das mídias digitais permite ao professor enriquecer seu trabalho. Favorecem a aprendizagem porque é algo novo, diferente, atrativo. É necessário que os educadores conheçam tais ferramentas e estejam predispostos a uma capacitação contínua para trabalharem  nesses ambientes de aprendizagem, procurando ao mesmo tempo desfazer as desigualdades e as exclusões digitais e sociais.

Cabe a nós, professores, utilizarmos as mídias e direcionarmos seu uso para a construção do conhecimento. Porém ao propor atividades é preciso que se tenha em mente os objetivos, as estratégias e os recursos que devem ser utilizados, pois ao inserir novas tecnologias é preciso que a isso seja agregado uma mudança na metodologia de trabalho, repetir as mesmas atividades mecânicas usando tecnologia não é mudança, mas adaptação de excelentes recursos à práticas existentes que não refletem construção de conhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário