Escola Municipal Professora Marta Filipkowski de Lima
Maria Vani Lopatko Correia
Tecnologias na Educação:
Ensinando e aprendendo com as TIC
Professora Maria de Fátima
PROJETO: “APRENDIZAGEM MEDIADA PELO USO DO COMPUTADOR”
2012
Ponta Grossa
JUSTIFICATIVA:
Tendo em vista a necessidade de desenvolver atividades inovadoras e atrativas com os alunos da Escola Municipal Professora Marta Filipkowski de Lima e também percebendo que alguns alunos apresentam maiores dificuldades de aprendizagem, juntamos as necessidades e criamos este projeto junto com a “intensificação de estudos” para solucionar as necessidades e trazer uma melhor aprendizagem para nossos educandos.
Buscando um aprender cada vez mais distante da cópia e reprodução, parte-se para um trabalho próximo da realidade e dos conhecimentos prévios trazidos pelos alunos, onde o professor é um mediador na construção de significados próprios. A escola, em seu papel de caráter social e socializador, como espaço de construção individual e de interação, possibilitam o aprender na diversidade, de forma intra e interpessoal. Compreendido como um espaço, tempo e rotina que permite aos educandos melhores oportunidades de apropriação da leitura e da escrita.
OBJETIVOS:
•Despertar maior interesse na aprendizagem, com auxílio de ferramentas tecnológicas;
•Compreender a importância do computador no mundo globalizado;
•Estimular o educando ao uso de sites educativos que geram aprendizagem;
•Dinamizar as aulas com temas lúdicos como: jogos, músicas, contação de histórias, desenhos animados, mensagens e outros (com uso dos recursos multimídias).
METODOLOGIA:
As atividades de intensificação, mediadas pelo uso do computador, serão ofertadas no período de agosto a dezembro de 2012, durante duas horas semanais, nas turmas de 2º ano do 2º ciclo aos alunos que não estão com bom desempenho na sala de aula (não estão totalmente alfabetizados), distribuídas em rotinas que priorizem um aprender permeado pela tecnologia. Para isso serão oferecidos jogos didáticos, atividades de oralidade, leitura e escrita; assim como também, o uso de ferramentas midiáticas como o computador, atividades didáticas encontradas em sites educativos, bem como nos jogos armazenados no computador. Além disso, atividades de situações de sistematização do ensino-aprendizagem da ortografia, tais como a reflexão sobre palavras a partir de textos; reflexão sobre palavras fora de textos e atividades de revisão das produções. Também serão utilizados os ditados interativos, releituras e reescrita com transgressão ou correção, trabalhar com erros de propósito e separar palavras em conjuntos conforme sons parecidos; ordem alfabética no dicionário, momento da autocorreção e jogos matemáticos e de leitura. Serão utilizadas várias ferramentas do laboratório de informática para construir e mediar o conhecimento e proporcionar uma aprendizagem mais significativa.
REFERENCIAL TEÓRICO:
O uso da mídia na educação é uma nova fronteira que os profissionais da educação precisam desbravar. Afinal, sabemos o poder da mídia. Sentimos esse poder nas nossas vidas. Nossa realidade é, em grande parte, definida e construída pela mídia. (TORNAGHI, 2012) Na nossa sociedade moderna, o domínio da linguagem, seja na sua forma escrita, seja na falada, é condição indispensável para o exercício da cidadania. Não é por acaso que, em nossas escolas, a alfabetização é o primeiro passo no processo de formação do aluno. A falta de domínio pleno destes dois códigos, a linguagem e a matemática, colocam o indivíduo moderno à margem da nossa sociedade, principalmente dos processos políticos. Mudanças tornam-se necessárias quando se pretende alcançar a conscientização, com uma visão de homem e de mundo atraída pelo desejo de ser um profissional com compromisso.
O professor que não busca inovar continua dependente de sua prática reprodutivista (OLIVEIRA, 2007). Desse modo, neste projeto de trabalho apre-senta-se como uma nova prática de ensino, com o objetivo de trabalhar uma metodologia diversificada que pode fazer com que o professor supere a prática tradicional de ensino e aprendizagem. O trabalho no laboratório, porém não deve ser só diversão e lazer, deve instigar o aluno a aprender. O computador não modifica sozinho o processo de ensinar e aprender, mas depende essa mudança da atitude básica pessoal diante da vida, do mundo, de si mesmo. Despertar o interesse e a motivação dos alunos são desafios constantes na área educacional. A tecnologia multimídia pode auxiliar a tornar a aprendiza-gem mais excitante e relevante para os alunos, através da combinação de al-guns dos seus recursos, os estimulando de várias formas, tais como: de uma forma multisensorial, ou seja, não estimulando somente seus olhos, mas tam-bém seus ouvidos (estimulamos estes sentidos de variadas formas, por exem-plo, mostrando uma figura, depois, esta mesma figura se movendo, na seqüência sons, narração, etc.) e possibilitando que a aprendizagem seja diferenciada daquela que está acostumado e que não se interessa mais, não tem estímulos. Entretanto a interação aluno-professor e aluno-aluno têm uma importância crucial não só no processo de aprendizagem, mas, sobretudo, no estímulo para se obter "sucesso" neste novo ambiente educacional ligando-o com a prática em sala de aula e com as suas experiências de vida.
AVALIAÇÃO:
A avaliação será realizada através da observação das atividades realizadas, bem como do interesse, motivação e evolução da aprendizagem dos mesmos. Os registros dos resultados do trabalho serão efetivados de formas variadas conforme seguem: registro de planejamento, fotografias, relatório de atividades. Ainda durante as horas atividades dos professores, reservar-se-á espaço para um repensar na ação docente e visitas ao laboratório de informáti-ca, atualizando conhecimentos.
REFERÊNCIAS UTILIZADAS:
OLIVEIRA, Ana Maria Rocha. A contribuição da prática reflexiva para uma docência com profissionalidade. Boletim Técnico do Senac. Rio de Janeiro, v. 33, n. 1, jan./abr.2007.
TORNAGHI, Alberto José da Costa. Alberto José da Costa Tornaghi, Maria Eli-sabette Brisola Brito Prado, Maria Elizabeth Biancocini de Almeida. Tecnologi-as na educação: ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista / – 2. ed. – Brasília : Secretaria de Educação a Distância, 2010.
Nenhum comentário:
Postar um comentário